
A Banda Democrática 2 de Janeiro assinalou o seu 105.º aniversário com uma sessão solene, no dia 2 de janeiro, na sede da coletividade, que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, da presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, sócios e convidados.
O evento iniciou-se com a atuação dos alunos da Escola de Música da Banda Democrática 2 de Janeiro, seguindo-se os discursos oficiais pautados pela importância da coletividade para a prática cultural e desportiva no Montijo.
O presidente da direção da Banda, António Carlos Ramos, fez um balanço do vasto trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2018 e, igualmente, uma retrospetiva do percurso de dez anos à frente dos destinos desta “coletividade que há mais de um século está ao serviço da comunidade e do Montijo”, ressalvando, ainda, o apoio prestado pela câmara e pela junta de freguesia nos últimos seis anos.
As memórias dos tempos de adolescência passados na Banda foram partilhadas pela presidente da Assembleia Municipal, Catarina Marcelino, que enalteceu o “trabalho extraordinário de toda a direção e a capacidade que a coletividade tem tido de realizar parcerias com outras associações em prol do Montijo”.
Os discursos oficiais foram finalizados pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, com o autarca a afirmar “o seu respeito e confiança em todos os montijenses que participam no movimento associativo, como é o caso dos que estão à frente da Banda e dão continuidade a este grande projeto de cultura e desporto”.
Como habitualmente, a sessão solene contou com a entrega de diplomas aos sócios com 25 e 50 anos de associados.